Preparativos para a Copa!!!


A Escola Funcionalista é uma área de conhecimento que investiga sobre os conflitos que podem ser gerados pelas mídias de massa relativas ao nível de normalidade e necessidade de uma sociedade e os efeitos causados pela modernização na mesma.


O método adotado no período levou alguns teóricos a compará-la  com o corpo humano, de modo que o corpo humano e o corpo social são colocados frente a frente, sendo os órgãos de um possuem a mesma correspondência com as instituições de outro.  É funcionalista por tentar entender a função de cada meio comunicativo e a lógica na problemática social, preocupada em analisar e associar ligação entre os meios de comunicação e o seu público.   Relativo ao indivíduo considera o nível social da pessoa atingida por determinada mídia, o prestígio veiculado nessa relação e as possíveis resistências de recepção do que é veiculado.


A teoria aborda constantemente a relação indivíduo, sociedade e mídia de massa, numa preocupação com o equilíbrio do sistema social . Há uma visão orgânica da sociedade, sobretudo, dinâmica na busca por harmonia entre os elementos da relação.


Nesse contexto, a imagem da página anterior a ser analisada, reflete na foto do relógio uma espécie de analogia entre corpo social e biológico, sendo que cada parte ajuda a preservar o todo mantendo a ordem social. Esse objeto representa o equilíbrio e a estabilidade do sistema que provêm das relações funcionais, fornece instrumento para se realizar certas atividades, integra as pessoas a um bem comum, produzindo a comunicação na forma de medição de intervalos de tempo, constituindo na sociedade um sistema de conjuntos complexos cujas atividades se inter-relacionam, umas apoiadas nas outras. Essa mídia de massa é um instrumento social, possuindo uma função específica no meio sociológico, que é comunicar e informar aos seus dependentes o tempo, em suma, seu mau funcionamento significa um desregramento da própria sociedade, tendo a obrigação de formar opiniões de público para que este pudesse tomar decisões interferindo assim nos processos sociais.